No dia 07 de dezembro, o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) promoveu, na Universidade Castelo Branco, em Realengo, o Curso de Sutura Simples para Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde.
O evento reuniu preceptores do PREFC da Área de Planejamento 5.1, enfermeiros da Atenção Primária Prisional, membros da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO) e responsáveis técnicos de enfermagem de cada Área de Planejamento (AP) da cidade do Rio de Janeiro .
A formação teve como objetivo qualificar os enfermeiros para a realização de procedimentos de sutura simples, uma prática que amplia o escopo de atuação desses profissionais na APS.
Durante o curso, os participantes foram introduzidos a conceitos fundamentais, como a classificação de feridas, o respaldo legal para a prática de sutura, além do conhecimento sobre os materiais e equipamentos necessários. Também tiveram acesso a conteúdos práticos, como o uso correto de fios de diferentes espessuras, técnicas de pontos, bem como a identificação de possíveis complicações durante o procedimento.
Em seguida, partiram para a prática, onde cada enfermeiro teve acesso aos instrumentos e utensílios necessários para realizar uma sutura simples.
Os participantes certificados se tornarão multiplicadores, com a missão de compartilhar o aprendizado com outros enfermeiros de suas respectivas áreas, permitindo que mais profissionais estejam habilitados a realizar a técnica.
A expectativa é que a iniciativa seja replicada em outras APs, envolvendo ainda mais profissionais de enfermagem que atuam na rede de Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro.
Assista o vídeo!