Publicações

CADERNO DO MULTIPLICADOR BOTA DE UNNA

Publicação tem o objetivo de qualificar os enfermeiros atuantes no nível primário de atenção à saúde para avaliação da pessoa com úlcera vasculogênica de etiologia venosa. Além disso, o material visa preparar os profissionais enfermeiros para a aplicação da terapia contensiva inelástica de pasta de Unna e fomentar as boas práticas para tratamento de pessoas com úlceras vasculogênicas de etiologia venosa.

GUIA ANTICAPACITISTA: CAMINHOS PARA PROMOVER UMA ATITUDE INCLUSIVA, ACESSÍVEL, HUMANIZADA E COM ABORDAGEM NÃO ESTIGMATIZANTE

O material é uma ferramenta destinada a construir os caminhos através dos quais podemos promover uma cultura de inclusão, acessibilidade, humanização e uma abordagem não estigmatizante em todos os níveis de atendimento à saúde.

 

PLANO MUNICIPAL DE ARBOVIROSES: DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA (2024-2025)

A publicação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro tem o objetivo de orientar as ações de preparação e resposta à potencial emergência de saúde pública por arboviroses urbanas no biênio 2024-2025 a serem realizadas por todas as instâncias da SMS-Rio, envolvendo assistência, comunicação, controle, prevenção, promoção e vigilância.

DOENÇA FALCIFORMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

A publicação traz orientações sobre diagnóstico, tratamento, acompanhamento e estratégias para o cuidado integral a pessoas com Doença Falciforme (DF). Com efeito, este documento compõe a gênese da construção da linha de cuidado à pessoa com DF, não havendo pretensão de esgotamento da abordagem temática, mas, sim, subsídio para a reflexão sobre as práticas de cuidado na APS.

PRECEPTORIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: HABILIDADES INICIAIS

Trata-se de uma proposta pedagógica de formação de preceptores composta por quatro seções que, juntas, fazem parte de um curso de modalidade a distância, projetado com a finalidade de preparar enfermeiras e enfermeiros para atuarem de maneira eficiente na criação de experiências de aprendizado no campo de prática como preceptores.

Manual do Estágio Externo do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade

O período do estágio externo é destinado aos residentes do segundo ano do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), do Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Família (PRESF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Família (PRESF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de vivenciar as ações e serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Manual do Residente do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade

É com grande prazer que o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) e as instituições conveniadas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam a nova versão do Manual do Residente 2022, que tem o objetivo de instrumentalizar e guiar os profissionais de saúde durante o período de permanência nos Programas.