No dia 27/05, enfermeiros, técnicos de enfermagem, gerentes e diretores enfermeiros das unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) da cidade do Rio de Janeiro estiveram reunidos no Clube de Engenharia, no Centro, para o Encontro da Enfermagem APS-Rio. O evento teve como tema central "Atuação da Enfermagem no enfrentamento às iniquidades em saúde: o papel no SUS".
Durante toda a tarde, os participantes tiveram a oportunidade acompanhar os avanços da enfermagem nos 15 anos da reforma da APS na cidade e de refletir sobre as iniquidades em saúde. Outros destaques foram o cuidado da enfermagem no Consultório na Rua, o papel da enfermagem na redução da mortalidade materna e infantil, os desafios do enfermeiro na Atenção Prisional - tendo como pano de fundo a tuberculose, bem como o papel da enfermagem nas respostas às emergências de Saúde Pública.
O "Grupo de Trabalho de Equidade no SUS, na favela, na periferia, na diversidade e no gueto", do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), também marcou presença no evento refletindo sobre como a formação em serviço possibilita a transformação do enfermeiro e da sua prática.
Para finalizar o dia recheado de troca de experiências, a coordenadora do PREFC, Jacqueline Carvalho, acompanhada da coordenadora das Linhas de Cuidado dos Ciclos de Vida da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Aline Aguiar, apresentaram os avanços e perspectivas para a categoria, destacando a evolução dos últimos anos na inserção de DIU por enfermeiro, o cuidado à pessoa com ferida, a elaboração do Protocolo de Enfermagem da APS, entre outras entregas.
Temos a certeza que o evento foi um espaço rico para a construção coletiva de estratégias para fortalecer ainda mais o papel da enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS), reafirmando o nosso compromisso com a saúde pública e o cuidado da população carioca.
Resumo