I MOSTRA CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Imagem
Resumo

Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para submissão de trabalhos da I Mostra Científica do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC).

Com o tema "Tecendo Cuidados: Fortalecendo Territórios – Experiências, Saberes e Compromisso com o SUS", a Mostra será realizada no dia 18 de agosto de 2026, no Auditório Amarina Motta, da UNISUAM, reunindo residentes, egressos, preceptores e tutores em um espaço de valorização da produção científica e das experiências construídas na Atenção Primária à Saúde.

Podem submeter trabalhos residentes e egressos do PREFC, em diferentes modalidades, como: Relatos de experiência; Estudos de campo e experimentais; Estudos de caso; Revisões de literatura; Estudos metodológicos e reflexivos

Os trabalhos aprovados serão apresentados em formato de pôster, publicados nos Anais da Mostra e receberão certificado. Além disso, os melhores trabalhos de cada eixo temático serão contemplados com os prêmios Lélia Gonzalez, Izabel dos Santos e Cecília Donnangelo.

Prazo para submissão: 31 de julho de 2026
Evento: 18 de agosto de 2026 – UNISUAM
As submissões são realizadas exclusivamente pelo site do evento

Compartilhe sua experiência, fortaleça a Enfermagem de Família e Comunidade e contribua para a construção de um SUS cada vez mais forte e comprometido com os territórios. 

Cor de Fundo
#173cab
Degradê
Sem degradê

I MOSTRA CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Imagem
Arte do evento

Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para submissão de trabalhos da I Mostra Científica do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC).

Com o tema "Tecendo Cuidados: Fortalecendo Territórios – Experiências, Saberes e Compromisso com o SUS", a Mostra será realizada no dia 18 de agosto de 2026, no Auditório Amarina Motta, da UNISUAM, reunindo residentes, egressos, preceptores e tutores em um espaço de valorização da produção científica e das experiências construídas na Atenção Primária à Saúde.

SEMINÁRIO "ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO SUS CARIOCA: FORMAÇÃO, PRÁTICA E COMPROMISSO SOCIAL NOS TERRITÓRIOS"

Imagem
Marianne e Jacqueline na mesa de abertura

O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) promoveu, no dia 15/05, o seminário “Enfermagem de Família e Comunidade no SUS Carioca: formação, prática e compromisso social nos territórios”, reunindo profissionais, gestores, residentes, preceptores e representantes da Atenção Primária à Saúde do município do Rio de Janeiro.

PREFC REALIZA 2º SIMPÓSIO CUIDADO DE PESSOAS COM LESÕES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Imagem
Publico do evento

O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) realizou, no dia 12 de maio, no Auditório Amarina Motta, da UNISUAM, o 2º Simpósio Cuidado de Pessoas com Lesões na Atenção Primária à Saúde. A atividade integrou a programação da Semana da Enfermagem 2026 e reuniu residentes, preceptores, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e especialistas da área para discutir estratégias de qualificação do cuidado às pessoas com feridas no âmbito do SUS.

CARTILHA DIGITAL FORTALECE A COMUNICAÇÃO E CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Imagem
Capa da cartilha

Já está disponível para download e acesso online a Cartilha Digital de Boas Práticas de Letramento em Saúde na Atenção Primária à Saúde. O material reúne conceitos, estratégias práticas e exemplos do cotidiano dos serviços de saúde para auxiliar profissionais, residentes e equipes multiprofissionais na construção de uma comunicação mais ética, acolhedora e centrada nas necessidades dos usuários do SUS. A publicação foi elaborada a partir de resultados de uma pesquisa de mestrado e dialoga com temas como linguagem simples, vínculo, autonomia e equidade no cuidado.

PREFC NO 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Imagem
Resumo

Entre os dias 30 de abril e 02 de maio, o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade participou do 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade, reafirmando seu compromisso com a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS), a valorização da enfermagem de família e comunidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, residentes, preceptores, coordenação e egressos participaram ativamente de cursos, oficinas, mesas de debate e apresentações científicas, compartilhando experiências desenvolvidas na rede de saúde do município do Rio de Janeiro.

Entre as atividades promovidas pelo programa estiveram o curso de sutura simples para enfermeiros da APS e a oficina de preceptoria na Atenção Primária, ambos com grande participação do público. As atividades reforçaram o papel estratégico da formação em serviço e da educação permanente na qualificação do cuidado ofertado à população. A oficina de preceptoria proporcionou reflexões sobre os desafios e as potencialidades do acompanhamento pedagógico nos cenários de prática, enquanto o curso de sutura contribuiu para o aprimoramento técnico-clínico dos profissionais da rede.

Além das atividades formativas, representantes do programa participaram de mesas de debate que abordaram temas centrais para o presente e o futuro da enfermagem de família e comunidade, como formação profissional, práticas avançadas de enfermagem, fortalecimento da APS e estratégias de cuidado no território. Os debates possibilitaram a troca de experiências com profissionais, pesquisadores e gestores de diferentes regiões do Brasil, ampliando o diálogo sobre os desafios e avanços da área.

Outro destaque da participação do programa no congresso foi a expressiva produção científica apresentada por residentes e preceptores. Diversos trabalhos foram compartilhados nas modalidades e-pôster e comunicação oral, abordando experiências exitosas, práticas de cuidado, educação em saúde, gestão do trabalho e inovação na APS. As apresentações mostraram a potência da integração entre assistência, ensino e pesquisa desenvolvida no âmbito da residência.

Cor de Fundo
#a35119
Degradê
Sem degradê

PREFC NO 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Imagem
Residentes reunidos no evento

Entre os dias 30 de abril e 02 de maio, o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade participou do 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade, reafirmando seu compromisso com a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS), a valorização da enfermagem de família e comunidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

PREFC PARTICIPA DE MESA SOBRE FORMAÇÃO E RECONHECIMENTO DE ESPECIALISTA EM EFC DURANTE CONGRESSO DA ABEFACO

Imagem
Jacqueline e Letícia com outros participantes da mesa

Durante o 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade, o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) marcou presença na mesa “Construindo caminhos para a formação e o reconhecimento de especialistas em EFC”.

A atividade reuniu profissionais, pesquisadores e representantes de instituições comprometidas com a valorização da especialidade e com a construção de estratégias para ampliar o reconhecimento e a consolidação da Enfermagem de Família e Comunidade no Brasil.

ABERTURA DO 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Imagem
Autoridades na mesa de abertura

A cerimônia de abertura do 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade foi realizada na noite do dia 30 de abril, em Maceió (AL), reunindo profissionais de todo o país em um momento marcado pela valorização da Atenção Primária à Saúde (APS) e pelo compromisso coletivo com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

PREFC PROMOVE OFICINA DE PRECEPTORIA NA APS DURANTE O 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Imagem
Tutoras do PREFC durante dramatização na oficina

O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) marcou presença no 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade, realizado em Maceió (AL), com a promoção do curso “Preceptoria na Atenção Primária à Saúde”, voltado ao fortalecimento da formação de profissionais que atuam diretamente na qualificação das residências em saúde.

O encontro teve como objetivo discutir estratégias pedagógicas, educação baseada em competências e metodologias voltadas ao ensino-aprendizagem de adultos nos cenários de prática do SUS.