RENOVAÇÃO E CELEBRAÇÃO: UM DIA MARCANTE PARA A SAÚDE PÚBLICA CARIOCA!

Imagem
Formandos do PREFC reunidos no palco

Aconteceu hoje, 18/03, no Teatro Carlos Gomes, a aula inaugural e cerimônia de formatura dos Programas de Residência em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

A aula inaugural na parte da manhã marcou o início da jornada de 601 novos residentes, que atuarão nas unidades de saúde dos diversos níveis de atenção da cidade. Esses profissionais chegam com energia e compromisso para fortalecer o atendimento à população carioca.

SUTURA SIMPLES PARA ENFERMEIROS DA APS É TEMA DE EPISÓDIO DO POLVOCAST

Imagem
Logo do Polvocast com o título do episódio

Já está disponível o segundo episódio do Polvocast, o podcast do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC). 

Desta vez, Tulio Padilha, Patrícia Ferraciolli e Ana Paula Debossam, todos do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), conversam sobre a elaboração do Guia de Sutura Simples para Enfermeiros da APS, sobre o curso de habilitação para a realização de sutura, sobre questões legais, prontuário eletrônico, entre outros assuntos sobre o tema.

Você pode conferir o podcast no Spotify!

NOVOS RESIDENTES DO PREFC INICIAM TRAJETÓRIA NA APS DO RIO DE JANEIRO

Imagem
Resumo

O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) deu as boas-vindas, nesta terça-feira (11/03), aos novos residentes que ingressaram no programa. A atividade introdutória, que se estenderá ao longo de toda uma semana, marca o início da trajetória desses profissionais na Atenção Primária à Saúde do município do Rio de Janeiro.

Os novos residentes atuarão em 26 unidades de saúde vinculadas ao PREFC, distribuídas por todas as Áreas de Planejamento da cidade. A seleção dos profissionais foi realizada por meio do Exame Nacional de Residência (ENARE) e, neste ano, o programa contará com participantes de diversos estados do país, como Ceará, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Maranhão e Amazonas.

Durante esta semana de acolhimento, os residentes terão contato com as diretrizes do programa, assistirão aulas sobre a APS Carioca, panorama epidemiológico, prontuário eletrônico, e refletirão sobre a atuação do enfermeiro residente a partir dos princípios do SUS. 

Na sexta-feira (15/03), eles já seguirão para suas respectivas unidades de saúde, dando início à prática profissional junto às equipes e à população atendida pelo SUS na cidade.

Assista o vídeo

Cor de Fundo
#585858
Degradê
Sem degradê

NOVOS RESIDENTES DO PREFC INICIAM TRAJETÓRIA NA APS DO RIO DE JANEIRO

Imagem
Novos residentes reunidos da coordenação do programa

O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) deu as boas-vindas, nesta terça-feira (11/03), aos novos residentes que ingressaram no programa. A atividade introdutória, que se estenderá ao longo de toda uma semana, marca o início da trajetória desses profissionais na Atenção Primária à Saúde do município do Rio de Janeiro.

CADERNO DO MULTIPLICADOR - AURICULOTERAPIA NA APS: ANSIEDADE, DOR OSTEMUSCULAR E TABAGISMO

Imagem
Capa do caderno do multiplicador

Já está disponível para download o Caderno do Multiplicador - Auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde: ansiedade, dor osteomuscular e tabagismo. 

Elaborado pelo Grupo de Trabalho de Técnicas e Procedimento do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) em parceria com a Gerência de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde, o material tem como objetivo facilitar e padronizar o desenvolvimento do Curso de Auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde (APS) aplicada à ansiedade, dor osteomuscular e tabagismo

CADERNO DO MULTIPLICADOR - HABILITAÇÃO EM TÉCNICA DE SUTURA SIMPLES PARA ENFERMEIROS DA APS

Imagem
Capa da publicação

O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) acaba de lançar o Caderno do Multiplicador - Habilitação em técnica de sutura simples para enfermeiros da APS. 

O material foi elaborado com o objetivo de facilitar e padronizar o desenvolvimento do curso de habilitação em técnica de sutura simples para enfermeiros da Atenção Primária, composto por seis etapas.

GUIA DE BOLSO TURNO DE VIGILÂNCIA: O PAPEL DO PRECEPTOR SOBRE OS ASPECTOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Imagem
Resumo

O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, acaba de lançar o Guia de Bolso Turno de Vigilância!

O material foi elaborado pelos Grupos de Trabalho de Vigilância em Saúde e Políticas, Planejamento, Avaliação e Cuidado em Saúde do PREFC, e tem como principal objetivo instrumentalizar preceptores e residentes nas atividades de vigilância em saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Baseado nas diretrizes e protocolos atuais do Ministério da Saúde, o guia reúne informações para o desenvolvimento de habilidades e competências, fortalecendo a formação prática dos profissionais.

A vigilância em saúde é um componente estratégico no cuidado integral da população, permitindo aos profissionais de saúde identificar e atuar sobre fatores determinantes do processo saúde-doença. Este guia apoia a prática dos residentes no acompanhamento de doenças e agravos, integrando a gestão de saúde com a atuação no território.

Acesse a publicação aqui

Cor de Fundo
#0b0b61
Degradê
Sem degradê