WORKSHOP DE AURICULOTERAPIA

duas mulheres realizando a aplicação de sementes de mostarda na paciente modelo

Hoje (30/06), parte da turma de R2 do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) participou de um workshop sobre auriculoterapia, promovido pela Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares, da Coordenação das Linhas de Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, da SUBPAV.

Além de conhecer as evidências, os fundamentos e a anatomia do pavilhão auricular, as residentes colocaram a mão na massa exercitando a montagem das placas e a seleção de pontos auriculares.

A auriculoterapia pode ser indicada para alívio da dor, redução do estresse e ansiedade, auxílio no controle de vícios e dependências, bem como no suporte ao sistema imunológico. Entretanto, vale lembrar que a auriculoterapia não substitui o tratamento médico convencional, mas pode ser utilizada como uma terapia complementar para promover o equilíbrio e a saúde dos pacientes na atenção primária.

Na Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como a auriculoterapia, por exemplo, são consideradas uma prática ampliada.