Auditório lotado com muita discussão e troca de experiências. Assim foi o I Simpósio de Cuidados às Pessoas com Lesões Crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS), que aconteceu no dia 31/10, no auditório Sylvia Bisaggio, da UNISUAM.
Promovido pelo GT de Técnicas e Procedimentos do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), o evento reuniu os residentes e preceptores do PREFC, bem como demais profissionais de saúde que atuam na APS da cidade do Rio de Janeiro.
O encontro teve como objetivo refletir sobre diversas questões acerca das lesões crônicas na APS, desde o acolhimento reconhecendo os aspectos biopsicossociais, o uso de tecnologias leves para o vínculo com o usuário, sua família e comunidade, até o perfil epidemiológico das pessoas com lesões vasculares de etiologia venosa.
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de compreender o contexto clínico e como se dá a articulação do cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS) na cidade.
Ao final do evento, a técnica de enfermagem Suely de Oliveira foi homenageada e recebeu uma placa por toda a sua dedicação e trajetória de cuidado a frente da sala de curativas da Clínica da Família Fellipe Cardoso desde sua inauguração, em 2010.
Vale lembrar que o profissional de enfermagem tem um importante papel no tratamento e prevenção de lesões, sendo o responsável pela supervisão, prescrição de produtos adequados, orientação, acompanhamento e desenvolvimento de processos educativos com os demais profissionais.
Assista o vídeo aqui!