Muito aprendizado, troca de experiências, compartilhamento de saberes e encontros potentes. Assim foi o 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro.
Ao longo dos quatro dias de evento, que teve como tema central "Enfermagem e Desenvolvimento Sustentável", o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) participou ativamente das atividades do congresso. Além de marcar presença no estande da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, apresentando o programa para o público do evento, representantes da coordenação, tutores, preceptores e residentes tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos nas modalidades de comunicação oral coordenada e pôster eletrônico.
O trabalho "Efeitos do fator de transferência na cicatrização tecidual de ratos Wistar adultos" ficou em terceiro lugar do prêmio Laís Neto dos Reis, que valoriza atividades de prática profissional, efetivamente realizadas, que representam uma expansão do papel do enfermeiro em nova área de atenção ou em área tradicional, porém com maior grau de autonomia. Outro finalista do prêmio foi o trabalho "Educação Permanente em Saúde para enfermeiros(as) de Saúde da Família: fortalecendo o cuidado integral".
Demais trabalhos apresentados pelo PREFC:
- Para além do tratamento diretamente observado: novas formas de pensar o cuidado pela Atenção Primária ao usuário com tuberculose.
- Do ensino em serviço à contribuição da pesquisa: a elaboração de projetos de intervenção por enfermeiros residentes.
- Equidade em Saúde: população LGBTQIAP+ em foco na formação de profissionais da Atenção Primária em Saúde: um relato de experiência.
- Os marcadores sociais da saúde e a articulação com a interseccionalidade na consulta de enfermagem na ESF.
- Atuação de enfermagem com pacientes com doenças hipertensivas específicas da gestação.
- O uso de tecnologia leve adaptada por enfermeira residente: translactação.
Assista o vídeo aqui!