Os preceptores e residentes do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) participaram, no dia 21/11, no auditório Barbara Starfield, da Qualificação dos Profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre Saúde da Pessoa Idosa.
No encontro, promovido pela Gerência Técnica de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa, da Superintendência de Atenção Primária (SAP/SUBPAV), os participantes tiveram acesso a um panorama da população idosa no município do Rio de Janeiro, conheceram as dimensões e instrumentos da avaliação multidimensional, como a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, e foram apresentados às ações de monitoramento dos indicadores.
Além disso, conheceram o Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI), que oferece assistência domiciliar, prioritariamente, a pessoas com 60 anos ou mais de idade. O serviço é destinado a pacientes estáveis, restritos ao leito ou ao domicílio, portadores de doenças que necessitem de cuidados intensificados e sequencias, que possam ser feitos em casa.
Dados do Censo de 2022 (IBGE) revelam que os idosos representam 20% da população do município do Rio de Janeiro e as projeções indicam que, entre 2030 e 2050, a cidade terá mais idosos do que crianças e adolescentes.
Neste sentido, é estratégico para o Sistema Único de Saúde a qualificação de profissionais enfermeiros que atuam nas clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pelas 10 áreas programáticas da cidade para uma abordagem qualificada e sensível para o acolhimento e atendimento a esta população, promovendo mais saúde e uma melhora da qualidade de vida.
Assista o vídeo aqui!