No dia 13/12, a tutora Michelle Costa, do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), apresentou seu trabalho de conclusão do Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo Aplicada aos Serviços de SUS – Nível Fundamental (EpiSUS Fundamental Rio).
A formação tem duração de três meses e tem o objetivo de desenvolver competências em epidemiologia e vigilância em saúde, assim como aprimorar as habilidades do profissional de saúde em situação de surtos, epidemias, desastres e outras ameaças à saúde pública municipal.
O trabalho desenvolvido pelo tutora, intitulado como "Descrição dos casos nitificados de violência contra mulheres negras no município do Rio de Janeiro (2013 - 2022)", debruçou-se sobre a caracterização dos casos de violência em mulheres negras de acordo com o perfil sociodemográfico, de acordo com as medidas de frequência, bem como em recomendar ações para o aprimoramento das ações de vigilância da violência no município.
Vale lembrar que a cidade do Rio de Janeiro foi a primeira do país a desenvolver, em âmbito municipal, esta formação integrada a rede EpiSUS do Ministério da Saúde. Desde 2021, já foram 6 turmas com mais de 190 epidemiologistas de campo em nível fundamental formados, fortalecendo a capacidade de resposta da SMS Rio às emergências e riscos para saúde pública.
Assista o vídeo!