JACQUELINE CARVALHO, COORDENADORA DO PREFC, PARTICIPA DE DUAS MESAS NO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Jacqueline Carvalho durante sua fala no Congresso

No segundo dia de Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade, Jacqueline Carvalho, coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), participou de duas mesas redondas.

Na parte da manhã, a coordenadora representou a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro na mesa "Atenção Primária à Saúde: organização de modelo de saúde no Brasil". Durante sua apresentação, Jacqueline falou sobre os resultados dos 15 anos de reforma de cuidados primários para a saúde carioca, destacando as ações desenvolvidas para alcançar os 79% de cobertura em Saúde da Família, chegando a marca de 5 milhões de cariocas com acesso a serviços básicos de saúde.

Mediada por Carlos Leonardo da Cunha (UFMA), a atividade também contou com a participação de Marcos Pedrosa (SAPS/Ministério da Saúde), Marcio Paresque (Coordenação Nacional do PlanificaSUS/Albert Einstein) e Ligia Giovanella (ENSP/Fiocruz).

Já na parte da tarde, Jacqueline participou da mesa "Residências em Saúde: tecendo os caminhos para o Fortalecimento do SUS através do Ensino e da Especialidade" abordando a importância da especialidade em enfermagem de família e comunidade para o SUS. Ela trouxe um panorama da distribuição de profissionais enfermeiros na Atenção Primária à Saúde no Brasil e discutiu sobre possibilidades de fortalecimento da enfermagem a partir da formação.

Além disso, a coordenadora apontou os desafios e perspectivas para a valorização da categoria, como a formação de enfermeiros visando a ampliação da autonomia técnica e científica na APS, incentivo de formação com ênfase na Estratégia Saúde da Família por meio de treinamento em serviço, desenvolvimento de estratégia de fixação de enfermeiros na ESF, entre outros.