
No dia 30/06, foi concluída mais uma habilitação para enfermeiros sobre a saúde integral, reprodutiva e sexual com foco na inserção, remoção e revisão do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre na Atenção Primária à Saúde (APS). O DIU é um método contraceptivo ofertado gratuitamente nas unidades de APS recomendado não só para quem pode esquecer de tomar a pílula anticoncepcional diariamente, mas também para quem deseja uma contracepção segura e a longo prazo.
Promovida pelo Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), a formação teve como objetivo instrumentalizar os profissionais acerca dos aspectos teóricos e práticos relacionados ao procedimento, com foco no fortalecimento das competências clínicas e na qualificação da assistência prestada nas unidades de saúde. Ao todo, 85 profissionais participaram da habilitação, entre residentes do segundo ano do PREFC e preceptores e enfermeiros da Área de Planejamento 3.1.
Além de conhecer a anatomia do colo uterino, os materiais necessários e as técnicas de inserção e remoção, os participantes tiveram a oportunidade de praticar o que aprenderam em simuladores pélvicos.
Agora, esses profissionais estão habilitados para colocar o DIU de cobre nas suas respectivas unidades de APS e ampliando cada vez mais o cuidado para a população do Rio de Janeiro.
Para o PREFC, essa capacitação é estratégica, uma vez que a procura pelo DIU tem crescido nas unidades da rede municipal, e é fundamental que as equipes estejam preparadas para garantir um atendimento seguro, humanizado e altamente qualificado.