A residente do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), Kalyane França, foi a grande vencedora da 1ª Mostra de Experiências da Área Programática 5.1.
O trabalho “Do território à gestão: um mergulho político-formativo no colegiado gestor da Atenção Primária à Saúde na AP 5.1 do município do Rio de Janeiro”, desenvolvido no contexto da Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, destaca o fortalecimento do controle social e da cogestão na Atenção Primária à Saúde (APS).
A experiência, desenvolvida em parceria com Priscilla Marmello, teve como objetivo elaborar estratégias participativas capazes de fortalecer o controle social, aproximando usuários, trabalhadores e gestão. Para isso, foram implementadas ações como a descentralização dos encontros do colegiado para outros espaços do território, maior divulgação prévia junto às lideranças comunitárias e associações de moradores, oficinas sobre controle social e incentivo ao envolvimento ativo das equipes de saúde.
Os resultados apontaram para um avanço significativo na participação comunitária e na dinâmica do colegiado gestor, aumentando o número de participantes, criação de representações titular e suplente por equipe, maior diversidade de vozes nos encontros e debates mais qualificados.
O prêmio reafirma a potência da residência como espaço de formação crítica, produção de conhecimento e transformação das práticas em saúde, fortalecendo o compromisso do PREFC com uma APS democrática, participativa e orientada pelas necessidades reais da população.
