As aplicabilidades da tanatologia para o enfermeiro atuante em Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Resumo

 

RESUMO

REIS, Lara Santos dos. As aplicabilidades da tanatologia para o enfermeiro atuante em Unidades Básicas de Saúde (UBS.) 2023. 50 f. Tese em Enfermagem de Família e

Comunidade – Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade, Secretaria

Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

 

Introdução: Durante o cotidiano do enfermeiro, voltado para o contexto da Atenção Primária em Saúde, nota-se a necessidade do aprendizado da tanatologia, para estar lidando com os processos: morte, morrer e luto. Ciência esta que é pouco disseminada no campo da enfermagem, e menos ainda na APS. E no cotidiano de seu labor é sabido do quão forçoso é necessário o lidar com tais processos. O estudo desses fenômenos é uma das maneiras que possibilitam um cuidar diferenciado, humanizado, norteado pela ciência e ética, vislumbrando um melhor apoio emocional para o profissional, possivelmente salvaguardando a saúde mental. Objetivos: Descrição dos benefícios do conhecimento da Tanatologia por enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde. Método:  Utilizou-se uma abordagem qualitativa, e como método, a revisão literatura, possuindo como questão norteadora “De que maneira a sapiência da tanatologia, pode contribuir para o enfermeiro atuante em Unidades Básicas de Saúde? Haveria melhora no cuidado aos pacientes que são assistidos na Atenção Primária à Saúde?. Tendo como fonte de busca as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online, Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem, Código de ética dos profissionais em enfermagem, Código Civil Brasileiro, Código Penal Brasileiro e lei sancionada pelo Palácio do Planalto. 

Utilizará um recorte temporal de 2013 à 2023. Porém, empregou-se determinados conteúdos de 2004 e 1983, a procura de contextualizar com materiais literários de pioneiros da tanatologia. Após o cruzamento dos descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Tanatologia”, “Saúde mental”, “Enfermagem”, “Luto” e “Atenção primária”.

Resultados: Examinou-se 25.939 artigos e, os artigos analisados foram publicados em diversos periódicos. Fora das plataformas usuais de pesquisa em ciências de saúde, foram usadas 2 obras de divulgação: Apego e Perda: Separação- Angústia e Raiva e Psicologia da morte. Conclusão: Percebe-se a importância e benécies da Tanatologia, dentro do cotidiano do enfermeiro (a). Uma vez que entendendo os processos: morte, morrer e luto, é possível trabalhá-los da melhor forma e tudo indica que geraria melhores resultados, não só em sua vida, mas também na prestação do atendimento. No entanto, ainda requer maiores estudos, a fim de verificar de fato a eficácia dessa ciência pouco divulgada no âmbito da enfermagem.

Descritores: Tanatologia; Atenção Primária; Saúde mental; Luto e Enfermagem.

 

Ano da defesa
2023
Data da Defesa
Orientador
Leticia Vieira Lourenço.
Presidente da Banca examinadora
Me. Letícia Vieira Lourenço -
Membro interno
Me. Luiz Alberto de Freitas Felipe
Membro externo
Me. Daniel Espírito Santo da Silva-
Nota
9.70