Hoje (18/07), os residentes do primeiro ano do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) participaram de um treinamento para a realização de teste rápido de detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C.
O encontro, promovido pelas gerências de IST/AIDS e de Hepatites Virais, da Superintendência de Atenção Primária (SAP/SUBPAV), permitiu que os residentes conhececessem todo o processo de testagem, desde o acolhimento do usuário e as orientações pré-teste até chegar ao resultado.
Os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.
Tal opção de testagem permite aumentar a agilidade de resposta aos usuários, encaminhar com brevidade para assistência médica e início de tratamento, além de ampliar o acesso ao diagnóstico.
Vale lembrar que os testes para detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C estão disponíveis nas unidades de Atenção Primária à Saúde da cidade do Rio de Janeiro.