TREINAMENTO PARA O TRATAMENTO DO TABAGISMO PARA A TURMA DE R2 DO PREFC

A imagem em destaque mostra os residentes do segundo ano do PREFC sentados em cadeiras enfileiradas assistindo a aula.

Residentes da turma R2 do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) tiveram a oportunidade de participar, hoje (21/07), de um treinamento para o tratamento do tabagismo nas unidades de Atenção Primária à Saúde da cidade do Rio de Janeiro.

Ofertado pelo Programa de Controle do Tabagismo, da Superintendência de Promoção da Saúde (SPS/SUBAPV), o treinamento visa aumentar a cobertura do tratamento de fumantes no Rio, ampliando os conhecimentos dos profissionais de saúde que atuam nas clínicas da família e centros municipais de saúde.

Além de conhecer os diferentes tipos de cigarro presentes no mercado e suas particularidades, desde os cigarros convencionais aos dispositivos eletrônicos, os residentes tiveram acesso a dados sobre tabagismo no Brasil e no Mundo, foram atualizados sobre a legislação vigente, e conheceram diferentes estratégias de abordagem a serem utilizadas nas unidades de saúde.

Ao adquirir conhecimentos sobre os diferentes tipos de cigarro, legislação, riscos à saúde e estratégias de abordagem, espera-se que esses profissionais estejam mais preparados para auxiliar seus usuários a alcançarem uma vida mais saudável e livre dos danos causados pelo tabaco.

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, o tabagismo é um problema mundial de saúde pública que está relacionado ao surgimento de pelo menos 50 doenças como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade.